Museu do Futebol disponibiliza exposições virtuais

Devido ao surto do novo coronavírus (COVID-19), o Museu do Futebol fechou as portas para visitação na última segunda-feira (17) e a previsão é que retorne somente no dia 17 de abril. Mas se a visita presencial está suspensa, há uma forma diferente de visitar o acervo do museu: são as exposições virtuais.

Desde 2013, o Museu do Futebol de São Paulo tem uma parceira com o Google Cultural Institute e lança exposições virtuais na plataforma Google Arts and Culture, que concentra o acervo de mais de 1200 museus de todo o mundo.

A coleção tem ao todo 14 exposições, sendo 7 delas só sobre o futebol feminino. Nas exposições é possível encontrar fotos de arquivos históricos, imagens do acervo do próprio museu. 

A carreira da jogadora Michael Jackson; a carreira da primeira árbitra do Brasil, Léa Campos; o futebol de mulheres durante o período de proibição da modalidade; e todo histórico de luta das mulheres para visibilidade do futebol feminino são os temas das exposições.

A exposição sobre a luta pela visibilidade é uma das principais. Intitulada Celebre as mulheres no futebol brasileiro, ela é uma espécie de reprodução virtual da exposição que esteve no Museu no ano passado. A galeria online inclui até mesmo fotos da fachada do museu nos dias da exposição e pequenos vídeos explicativos do conteúdo da mostra.

Quem quiser aproveitar os dias da quarentena para conhecer todo este acervo basta acessar a página do museu ou baixar o app do Google Arts and Culture.

É importante lembrar que ainda há uma outra iniciativa ligada ao futebol feminino nesta plataforma: é o Museu do Impedimento. 

O objetivo deste projeto é reunir todo acervo de fotos, vídeos e recortes de jornal existente durante o período de proibição do futebol feminino entre 1941 e 1979. Para isso, todos que acessam o site do Museu do Impedimento podem enviar arquivos para expandir a coleção e contribuir para o resgate da história das mulheres que lutaram pelo direito de jogar futebol.

Compartilhe:

Compartilhar em facebook
Facebook
Compartilhar em twitter
Twitter
Compartilhar em whatsapp
WhatsApp
Deixe uma resposta

Veja também

Posts Relacionados

Cheias de bandeiras

A história do futebol tem uma grande reviravolta desde a sua entrada nas casas brasileiras pelos rádios. A sensação de…