#MeDeixeTorcer — Campanha de combate ao assédio à mulheres no estádio

Com a atual ascensão do futebol feminino no Brasil, vimos crescer um movimento de apoio às jogadoras e torcedoras, alguns deles partindo de seus próprios clubes. Acompanhamos, recentemente, diversas denúncias de assédio sexual e machismo dentro dos estádios de futebol por todo o país. Torcedoras do Grêmio filmaram um desses casos e torcedoras do Bahia relataram na internet que os casos são frequentes, desde sutis esbarrões até palavras constrangedoras.

No dia 26 de abril, Dia do Goleiro, o Bahia homenageou Fernanda e Mayara, goleiras do time feminino e comentários machistas inundaram a foto publicada no Instagram do clube. Estes foram brevemente apagados e repudiados pela diretoria.

Pensando em levantar estatísticas para encontrar estratégias de combate ao assédio, o Esporte Clube Bahia, em parceria com a Agência Digital IWWA, lançou a campanha #MeDeixeTorcer, que vem junto com a plataforma.

O site contém estatísticas de ocorrências mais comuns no estádio, como por exemplo: 31.2% das mulheres já ouviram comentários desrespeitosos quando estavam andando na rua; 6.2% foram abordadas de maneira agressiva em algum evento público. Ainda tem um “assediômetro” contendo a média de mulheres que foram assediadas no Brasil em 2019 e, conforme levantamento do Datafolha, a conta já está quase em 9.000.000 de mulheres.

Há instruções do que fazer em caso de assédio no estádio. Em jogos do Bahia, há a força da PM Feminina, com a Ronda Especial Maria da Penha, que é voltada para a segurança da mulher no estádio. Em outros jogos, as torcedoras podem denunciar pelo telefone 180, na Central de Atendimento a Mulher, em caso de violência.

Caso você já tenha sido assediada nos estádios e arenas, entre no site e faça seu relato. A pesquisa ajudará na busca de soluções, junto às autoridades, para combater esse tipo de crime.

Compartilhe:

Compartilhar em facebook
Facebook
Compartilhar em twitter
Twitter
Compartilhar em whatsapp
WhatsApp
Deixe uma resposta

Veja também

Posts Relacionados

Cheias de bandeiras

A história do futebol tem uma grande reviravolta desde a sua entrada nas casas brasileiras pelos rádios. A sensação de…