Futsal Feminino: Amandinha ganha pela 6ª vez como a melhor do mundo

Pelo 6º ano consecutivo, a cearense Amandinha foi eleita a melhor jogadora de futsal do mundo. A divulgação foi realizada pelo site especializado Futsal Planet que apresentou nesta quinta-feira (26) o Umbro Futsal Awards, tradicional premiação que nomeia anualmente os melhores do mundo nesse esporte.

Amandinha que atualmente joga como ala pelo Leoas da Serra, em Santa Catarina, concorreu ao prêmio com a portuguesa Ana Fifó, a espanhola Anita Luján e as brasileiras, Renatinha, Luana e Débora Miuda.

Do Conjunto Ceará, bairro do subúrbio de Fortaleza, a ala começou a jogar futsal no Projeto Social Professor André Lima. Mesmo jogando com a equipe masculina, Amandinha se destacou no campeonato intercolegial e recebeu uma bolsa de estudos em uma escola particular de Fortaleza. 

A jovem de 25 anos, ainda na adolescência, deixou sua vida na região Nordeste e foi em busca do sonho de se tornar atleta de futsal. Foi no Sul, em Brusque, Santa Catarina, onde atuou pelo Barateiro Futsal, tornando-se jogadora da seleção e, posteriormente, foi nomeada a melhor do mundo pela primeira vez em 2014.

A partir de 2017, Amandinha se tornou atleta das Leoas da Serra. Pelo clube catarinense já conquistou e ainda conquista todos os títulos possíveis, inclusive o 1° Mundial Interclubes Feminino, em 2019.

Nas redes sociais, Amandinha falou sobre a maior visibilidade que o ano de 2019 trouxe ao futsal feminino com cinco transmissões pelo SporTV no ano. Agradeceu, também, a jornalista Bárbara Coelho e o ex-atleta Falcão:

“Não costumo citar nominalmente ninguém nos agradecimentos porque são muitas pessoas, para 2019 eu cito duas, primeiro a Bárbara Coelho, e só aqui teria também todas as pessoas que ela me trouxe, mas a Bárbara tem um lugar diferente na minha história e ela sabe o motivo, gratidão eterna; e o Falcão, porque ao conversar com ele, compreendi e aprendi muito mais do que podia imaginar sobre o que é ser um atleta diferenciado.”

Confira aqui os melhores do Umbro Futsal Awards em cada categoria:

  • Melhor goleira feminina do mundo: Silvia Aguete Outón (ESP)
  • Melhor jogadora do mundo: Amanda Lyssa de Oliveira Crisostomo (BRA)
  • Melhor goleiro: Leonardo de Melo Vieira Leite (Higuita) (BRA)
  • Melhor árbitro do mundo: Juan José Cordero Gallardo (ESP) – UEFA
  • Melhor seleção do mundo: Brasil 
  • Melhor treinador de clubes do mundo: Andreu Plaza Alvarez (ESP)
  • Melhor treinador de seleção do mundo: Jorge Gomes Braz (POR)
  • Melhor clube do mundo: Barça (ESP)
  • Melhor jogador jovem do mundo: Leonardo Caetano Silva (BRA)
  • Melhor jogador do mundo: Carlos Vagner Gularte Filho (Ferrão) (BRA)

Veja também o documentário: “Carregando a bola – A história da melhor do mundo no futsal” que conta a história da atleta.

Categoria masculina no Umbro Futsal Awards

Entre as equipes masculinas, destacam-se os clubes: Carlos Barbosa, Magnus Futsal e Pato Futsal que alcançaram as terceiras, quartas e quintas colocações, respectivamente, entre os melhores times do planeta. 

O brasileiro Ferrão levou o prêmio de melhor do mundo, enquanto, Leozinho ganhou o título de melhor jogador jovem. Leonardo Higuita, brasileiro naturalizado cazaque, é o melhor goleiro. A seleção brasileira masculina foi eleita a melhor do mundo pela oitava vez.


*Esta reportagem foi por Clara Maria Lino e revisada por Isla Ramos. As reproduções deste conteúdo devem indicar que a produção é da Agência Maria Boleira e mencionar os nomes da autora e revisora. 

Compartilhe:

Compartilhar em facebook
Facebook
Compartilhar em twitter
Twitter
Compartilhar em whatsapp
WhatsApp
Deixe uma resposta

Veja também

Posts Relacionados

Cheias de bandeiras

A história do futebol tem uma grande reviravolta desde a sua entrada nas casas brasileiras pelos rádios. A sensação de…