Formiga renova com PSG e mira Tóquio 2021

O Paris Saint-Germain Football Club anunciou a renovação de contrato com a meio-campista Miraildes Maciel Mota, a Formiga. Com a prorrogação, a brasileira jogará sua 27ª temporada profissional. No clube francês desde 31 de janeiro de 2017, o contrato é válido até 30 de junho de 2021.

Nas redes sociais, a baiana se mostrou contente pela renovação.

“Feliz por renovar meu contrato com o PSG por mais uma temporada. A vontade de trabalhar e vencer continua a mesma de sempre,” disse Formiga.

Aos 42 anos, a camisa 8 da seleção brasileira que chegou a se aposentar da amarelinha em 2016, mas desistiu, é considerada uma lenda no futebol. Recordista de participações em mundiais (7) entre todos os atletas do planeta, a baiana que tem 195 jogos e 29 gols pela camisa Canarinho quer garantir presença em Tóquio 2020. O evento foi adiado para 2021 devido à pandemia do novo Coronavírus. O Comitê Olímpico Internacional (COI) busca a confirmação de nova data para o evento.

Formiga: histórico de títulos

São um bronze e uma prata em copas (Estados Unidos 1999 e China 2007). Formiga participou de seis olimpíadas, esteve em todas as edições da modalidade que iniciou em 1996, e conquistou duas medalhas de prata (Atenas 2004 e Pequim 2008).

Nos Jogos PanAmericanos foi campeã por três vezes (Santo Domingo 2003, Rio de Janeiro 2007 e Toronto 2015) e conquistou a segunda colocação em Guadalajara 2011. Sobre a quase hegemonia em copas América, desde 1991, o Brasil é responsável por sete dos oito títulos. Só perdeu para a Argentina em 2006. O fato também inclui a colaboração da capitã.

Formiga - Reprodução: Assessoria/CBF
FormigaReprodução: Assessoria/CBF

Em 2015, na Copa do Mundo do Canadá, Formiga se tornou a jogadora mais velha a marcar um gol na fase final, aos 37 anos, três meses e três dias. Na atual temporada europeia, a meio-campista se tornou a atleta mais velha a marcar um gol em competições do continente aos 41 anos, 6 meses e 13 dias de vida. Só no time francês a soteropolitana disputou 77 partidas, marcou 4 gols e venceu a Copa da França de 2018.

Com quase 25 anos de carreira, a camisa 24 do PSG já passou por 11 clubes além do parisiense. Destaque da equipe, a atleta foi peça indispensável para a campanha de relevância na segunda colocação no Campeonato Francês com 41 pontos atrás apenas do Olympique Lyonnais, campeão das 13 últimas edições e com 44 pontos.

A D1 Féminine (Primeira Divisão do Campeonato Francês de Futebol Feminino) foi interrompida de forma definitiva (28/4) devido à pandemia do Novo Coronavírus. A classificação da temporada 2019/2020 foi definida pelo comitê executivo da Federação Francesa de Futebol (FFF) no dia 11 de maio. O Olympique Lyonnais conquistou o 14° título seguido. Na segunda posição, o PSG está classificado para a próxima Champions League.

Além de Formiga, outras três atletas tiveram contrato renovado. São elas: Nadia Nadim, Kadidiatou Diani e Paulina Dudek. Segundo o Lance!, Diani vinha sendo especulada para defender o Lyon, mas teve um aumento salarial que transformará a atleta na jogadora mais bem paga da equipe feminina do PSG: R$240 mil por mês. Os salários das demais atletas não foram divulgados.


*Esta reportagem foi por Clara Maria Lino e revisada por Gabriela Andrade. As reproduções deste conteúdo devem indicar que a produção é da Agência Maria Boleira e mencionar os nomes da autora e revisora. 

Compartilhe:

Compartilhar em facebook
Facebook
Compartilhar em twitter
Twitter
Compartilhar em whatsapp
WhatsApp
Deixe uma resposta

Veja também

Posts Relacionados

Cheias de bandeiras

A história do futebol tem uma grande reviravolta desde a sua entrada nas casas brasileiras pelos rádios. A sensação de…